Conferência Municipal discute Plano Nacional de Educação em Inhambupe

DSC_2491

“Garantir que o governo federal inclua na prestação de contas a apuração do valor/aluno, no campo, na zona urbana, alunos da escola integral, indígenas, quilombolas e alunos com deficiência na aplicação de valores, e assegurar, por meio de concurso, a presença de profissionais especializados como psicopedagogo, psicólogo, intérprete, ledor, neuro-psicólogo, para dar suporte ao professor na escola e assim, garantir o ensino de alunos com deficiência”. Essas foram algumas das propostas aprovadas na Conferência Municipal de Educação, realizada no último dia 16, no Centro de Convenções.
No encontro, realizado pelo Fórum Municipal de Educação, com apoio da Secretaria de Educação, aconteceram debates, palestras e discussões sobre as diretrizes do Sistema Nacional de Educação, que tiveram como base, o Documento Referência para a CONAE (Conferência Nacional de Educação) de 2018.

Silvio Carvalho, professor doutor e palestrante da conferência, falou da importância de se realizar uma conferência de Educação. “A gente está fazendo escola sem saber para que educa. Coloca na escola para ensinar a ler, e a criança está saindo sem saber ler, escrever e sem saber fazer conta de cabeça, que é a função básica da escola. Mas isso não é um problema só de Inhambupe, é um problema que ocorre em todo o Brasil, os dados do MEC estão apontando sobre isso”, pontuou. Ainda segundo o professor, esses momentos são importantes para que a população possa pensar e estabelecer quais os projetos para Educação.

A secretária municipal de Educação, Genaide Azevedo, ressaltou que a conferência foi um momento importantíssimo para o fortalecimento da Rede Educacional do município, na qual o objetivo principal é responder às necessidades educacionais locais. Buscando melhorias e proporcionando metas de ações, estratégias de curto, médio e longo prazo. “Para isso, foi discutido o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, além escolhermos os delegados para etapa Estadual da CONAE”, declarou.

Para o prefeito de Inhambupe, Fortunato Silva Costa, a conferência foi muito importante para a apresentação de propostas para Educação do município. “As conferências são de extrema importância, pois promovem o debate, a participação e, de forma democrática. O coletivo de profissionais e participantes de diferentes segmentos realizam propostas que são deliberadas em plenária”, afirmou.

Na conferência foram escolhidos membros (delegados) para participarem da Conferência Estadual, encontro que apresentará um diagnóstico da realidade educacional baiana. Os delegados escolhidos foram: Ubaldo dos Santos, Maria Rosilda Souza, José Carlos Araújo, Rosangela Cristo, Marivalda Jesus, Milton Nascimento, Milton Lima, Joanice Santos, Eliete de Jesus e Rejane França. Participaram da Conferência, vereadores, servidores e secretários municipais além da sociedade civil representada.

Prefeitura de Inhambupe, A gente trabalha, sua vida melhora

Texto e fotos: ASCOM

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário